segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Manejo reprodutivo com auxílio de luz artificial

Skarllet Durães de Souza

    Os caprinos são animais estacionários, ou seja, as cabras apresentam ciclo estral nos dias curtos e os bodes apresentam maior libido, maior e melhor produção espermática no mesmo período.  Os dias longos são como estímulo para esses animais retornarem a atividade reprodutiva, o eu se consegue com o auxílio de luz artificial.
    O manejo deve ser de 16 horas com luz e 8 horas no escuro durante um período de 60 dias. Deve ser feito com todo o rebanho apto à reprodução (fêmeas e machos). Deve-se utilizar lâmpadas dentro das baias com ajuda de um timer com horário programado para ligar e desligar. Geralmente o timer fica programado para ligar às 17:30 horas e desligar às 20:00horas e retornando a ligar às 04:00horas e desligando às 07:30horas da manhã. Logo após 60 dias da exposição dos animais ao manejo de luz os animais voltam às atividades reprodutivas. Este manejo é de baixo custo sendo comumente aplicado nas propriedades, e apresenta importância na caprinocultura leiteira para manter a produção ao longo do ano.



Referências Bibliográficas:    
ESPESCHIT CLÁUDIO JOSÉ BORELA, Alternativas pra controle da estaciona lidado de cabras leiteira, V-ENDEC,  23 e 24 de outubro de 1998. 
                   
FONSECA JEFFERSON FERREIRA e SOUZA JOANNA MARIA GONÇALVES,  Manejo reprodutivo de caprinos e ovinos, 5° Simpósio internacional sobre caprinos e ovinos de corte- 5°Sincorte, Feira nacional do agronegócio da caprino-ovinocultura de corte-FENACORTE, 24 a 28 de outubro de 2011, João Pessoa- Paraíba- Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa suas dúvidas e comentários!