terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Substituição do milho por polpa cítrica em rações com alta proporção de concentrado para cordeiros confinados

Por Liz Cordeiro Vilela Santos

     Iremos discutir nessa postagem o artigo “Substituição do milho por polpa cítrica em rações com alta proporção de concentrado para cordeiros confinados”, que foi publicado no ano de 2008, sendo elaborado por oito autores da Universidade de São Paulo (USP), de Piracicaba.
    O trabalho teve como objetivo avaliar a substituição parcial ou total do milho moído por polpa cítrica em rações contendo 90% de concentrado e 10% de feno de “coastcross”, para cordeiros da raça Santa Inês em confinamento. Esse trabalho foi realizado com o intuito de estudar sobre o uso da polpa cítrica em substituição do milho para cordeiros desmamados precocemente. A polpa cítrica pode apresentar algumas vantagens na substituição do milho, como o fato de que a época em que há uma redução da produção do milho é a melhor época da produção da polpa cítrica, sendo assim a polpa cítrica. Assim, esta pode ser utilizada como forma de suplementação energética para essa época do ano. Além disso, a utilização da polpa cítrica pode reduzir os riscos de ocorrer acidose nos animais.
     Foram realizados dois experimentos: o primeiro experimento utilizou cordeiros com idade média de 73 dias, alimentados por rações com 10% de volumoso (feno de “coastcross”) e 90% de concentrado na matéria seca, incluindo a polpa cítrica na substituição do milho em 0, 33, 67 e 100%. O segundo experimento utilizou as mesmas rações que foram utilizados no primeiro experimento, mas foi realizado com 12 ovinos com idade média de cinco meses.
     Através dos resultados obtidos, os autores concluíram a partir dos dois experimentos que a substituição de 33% do milho por polpa cítrica pode melhorar o consumo de matéria seca e também o desempenho de cordeiros que podem apresentar ganho de peso satisfatório quando são alimentados com alta proporção de concentrado. Já a substituição de 67 e 100% do milho por polpa cítrica, pode causar alterações metabólicas, diminuindo o consumo de matéria seca e com isso animais não conseguem desempenhar muito bem. Desta forma, nas condições deste trabalho, os autores concluíram que o milho poderia ser substituído em 33% por polpa cítrica para obter resultados mais satisfatórios no sistema de produção.

Artigo resenhado:

RODRIGUES, G.H.; SUSIN, I.; PIRES, A.V. et al. Substituição do milho por polpa cítrica em rações com alta proporção de concentrado para cordeiros confinados. Ciência Rural, v.38, n.3, p.789-794, 2008.  

O artigo pode ser acessado na íntegra pelo link:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782008000300031

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa suas dúvidas e comentários!