terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Pasto de Capim Aruana Para Ovinos

Por Lorena Ysraela Oliveira Silva

        Nesta postagem falaremos sobre o trabalho “Pasto de capim Aruana para Ovinos”, revisão de literatura publicada na revista Pesquisa e Tecnologia pela autora pesquisadora Andreia Duarte. O texto explica que o rebanho de Ovinos esta em expansão no estado de São Paulo devido à procura da carne pelos consumidores. Em seguida apresenta as características do capim Aruana, que é o tema central do texto. 
        Ele apresenta porte médio, uma boa capacidade de restauração de perfilhamento, pois seus meristemas basais ficam em partes do capim onde os ovinos não conseguem pastejar, exibe uma boa cobertura do solo, auxilia no controle da erosão e possui propagação por sementes. Apresenta também alta produção de forragem, é uma planta cespitosa, pois tem crescimento em touceiras, possui uma estrutura foliar ereta e aberta, é palatável e tem uma excelente aceitabilidade pelos animais da espécie ovina. 
      No entanto, deve-se atentar a algumas práticas de manejo devem ser quando se utilizar a espécie para pastejo de ovinos, como a altura da entrada e retiradas desses animais e altura do dossel, pois o mesmo pode chegar a até 80 cm de altura. Assim, é necessário que realmente se coloquem os animais para pastejar quando o capim chegar ao ponto de entrada, ou o pasto pode ficar muito alto, perdendo sua qualidade nutricional. 
     A autora cita experimentos realizados para comparação do capim Aruana com as outras plantas forrageiras, e os resultados apontam que os animais podem apresentar maior ganho de peso quando consumindo esta espécie forrageira. Desta forma, o trabalho ressalta a importância de se estudar a forrageira escolhida para se formar o dossel e criar estratégia de manejo que otimize o uso da sua forrageira, além de ter uma estimativa da produção de forragem.

Artigo resenhado:

DUARTE, A.L.M. Pasto de capim aruana para ovinos. Pesquisa & Tecnologia, vol. 8, n. 2, 2011.

O trabalho pode ser acessado na íntegra pelo link:

http://www.aptaregional.sp.gov.br/acesse-os-artigos-pesquisa-e-tecnologia/edicao-2011/2011-julho-dezembro/1075-pastos-de-capim-aruana-para-ovinos/file.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa suas dúvidas e comentários!