terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Substituição do milho por casca de soja: consumo, rendimento e características de carcaça e rendimento da buchada de caprinos

Por Liz Cordeiro Vilela Santos

           Nessa postagem apresentaremos o artigo “Substituição do milho por casca de soja: consumo, rendimento e características de carcaça e rendimento da buchada de caprinos”, que foi publicado no ano de 2008, sendo elaborado por seis autores da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
          O trabalho teve como finalidade avaliar o efeito da substituição do milho por casca de soja sobre o rendimento e as características de carcaça e o rendimento da “buchada” de caprinos recebendo dietas à base de palma forrageira. Os motivos que levaram a realização desse experimento foram que apenas a utilização da palma forrageira em alta proporção na dieta pode causar problemas como diarreia e timpanismo, se fazendo necessária a adição de uma fonte de fibra à dieta para melhorar as condições do rúmen do animal. Para isso são muito utilizados na região Nordeste grãos e seus subprodutos importados de outras regiões, que aumentam os custos da produção. Sendo assim, para se ter uma alternativa de substituição ao milho foi avaliado no trabalho se a casca de soja, por ser um produto de menor custo na região, pode ser vantajosa nesse sentido.
           No experimento foram utilizados 32 animais em confinamento, e avaliou-se o consumo das dietas em que se substituiu 0, 33, 66 e 100% do milho por casca de soja. Os resultados obtidos na avaliação foram satisfatórios, pois não foram observadas alterações no consumo das dietas que pudessem comprometer o ganho de peso e o rendimento de carcaça dos animais.
            Dessa forma, os autores concluíram que a casca de soja fornecida em confinamento a caprinos pode ser uma boa alternativa na substituição do milho em dietas à base de palma forrageira, pois sua utilização não interfere no rendimento dos cortes, melhora a qualidade de carcaça e, além disso, como a casca de soja possui menor custo que o milho pode reduzir os custos da produção.

Artigo resenhado: 

AMORIM, G.L.; BATISTA, A.M.V.; CARVALHO, F.F.R. et al. Substituição do milho por casca de soja: consumo, rendimento e características da carcaça e rendimento da buchada de caprinos. Acta Scientarium Animal Science, v.30, n.1, p.41-49, 2008. 
O artigo pode ser acessado na íntegra pelo link: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciAnimSci/article/view/3606 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa suas dúvidas e comentários!