quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Avaliação e utilização da condição corporal como ferramenta de melhoria da reprodução e produção ovinos e caprinos de corte



Por Amanda Oliveira Moura

    Quando se trata de produção e reprodução de ovinos e caprinos, um fator extremamente importante é a condição corporal (quantidade gordura e músculos no corpo, que serve para calcular a reserva de energia acumulada no corpo dos animais) dos mesmos, pois as matrizes com melhor condição têm melhor desempenho quanto à taxa de prenhez, menos problemas na gestação e parto e melhor qualidade do produto final gerado pelas crias. O artigo citado descreve como é utilizada a condição corporal dos animais para maior eficiência reprodutiva, e é uma das principais referências que temos sobre o assunto. 
       A avaliação de condição corporal é dada em números de 0 a 5, que vai de muito magro a muito gordo. Determinar esse valor é diferente em ovinos e caprinos em alguns aspectos, pois além do visual (animal com ou sem ossos aparentes), há também palpação em certas regiões do corpo. Em caprinos e ovinos deslanados é preferencialmente adotada a palpação na região esternal do animal, e em ovinos lanados a palpação na região lombar. Quanto mais macio ao toque, mais próximo de 5 o escore corporal do animal, e quanto mais firme ao toque, menos próximo de 5. Para a avaliação ser confiável, é interessante ser feita por mais de uma pessoa e ter algum animal de referência a ser comparado com os outros do rebanho. 
     Cada fase do ciclo produtivo exige um escore corporal diferente, e é necessário saber quando fazer essa avaliação. Alguns animais do rebanho podem representar os demais, a avaliação de 10-20% dos mesmos já representa todo o plantel. Caso não for possível fazer a avaliação mensalmente, pode-se utilizar momentos propícios para analisar o escore corporal, como por exemplo em momentos de manejo já feitos, como vacinação ou vermifugação. Matrizes geralmente têm sua condição corporal avaliada antes da estação de monta, e no momento do parto, e em crias no fim da engorda, para que sempre haja tempo de fazer ajustes nutricionais antes do abate. 
    Seria também vantajoso dividir os animais em 3 grupos: os que estão magros, para que se possa fazer um manejo nutritivo mais rico e ideal para que esses animais ganhem peso; os que estão quase no ideal mas ainda não o atingiram, para que se tenha um manejo de modo que eles ganhem peso até chegarem ao ideal; e os que estão no escore corporal ideal, para que se mantenha a condição corporal destes animais. 
   É sabido desde muito tempo que a nutrição das fêmeas está diretamente relacionada com a ovulação, por exemplo, foi observado que ovelhas com melhor condição corporal são mais propensas a parir gêmeos. Matrizes com bom escore corporal possuem maior eficiência na estação de monta quanto à ovulação, emprenham mais, apresentam menores taxas de aborto e maior taxa de parição quando comparadas à animais com baixo escore. Pode também ser utilizada uma complementação da dieta dos animais no período pré-monta, o chamado flushing (já abordado em outra resenha aqui no blog, http://naporteira.blogspot.com.br/search/label/Flushing), para melhorar a condição corporal à monta e ocasionar maiores taxas de prolificidade. 
      A matriz com boa condição corporal no período pré-parto evita problemas no momento da parição e depois, quando por exemplo a meta são duas gestações por ano, se ela estiver muito abaixo do escore corporal desejado, ela deverá ter mais tempo para recuperar sua condição antes de uma nova gestação. Influencia também na produção e qualidade do leite que contribuirá para o bom desenvolvimento da cria. 
    Concluímos assim, que é necessário conhecer algumas técnicas eficientes de manejo e nutrição para que haja um bom produto final, pois muitas coisas influenciam na qualidade da carne obtida, e uma delas é um bom conhecimento de reprodução e suas técnicas de melhor desempenho.

Artigo resenhado:
CEZAR, M.F.; SOUSA, W.H. de. Avaliação e utilização da condição corporal como ferramenta de melhoria da reprodução e produção de ovinos e caprinos de corte. In: REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43, 2006. Anais... SBZ: João Pessoa, 2006.

O trabalho pode ser acessado na íntegra pelo link:
http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/36070/1/AAC-Avaliacao-e-utilizacao-da.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa suas dúvidas e comentários!