segunda-feira, 30 de maio de 2016

Comportamento ingestivo de ovinos em pastagem de tifton-85 (Cynodon ssp) na Região Nordeste do Brasil

Por Renan de Oliveira Sousa

                     Nesta postagem discutirei o trabalho “Comportamento ingestivo de ovinos em pastagem de tifton-85 (Cynodon ssp) na Região Nordeste do Brasil”, trabalho este realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa e também Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada no Nordeste brasileiro em uma propriedade localizada a 45km do município de Teresina-PI e foi publicado em 2007.
          O trabalho se mostra muito interessante por diversos aspectos, e traz informações importantíssimas aos produtores como podemos pontuar:
  1. A avaliação do hábito alimentar de ovinos Santa Inês de diferentes idades.
  2. Influência de alguns fatores climáticos no hábito alimentar destes animais.
               Objetivou-se com esse trabalho avaliar o hábito de pastejo de ovinos de três categorias de animais da raça Santa Inês (borregos, borregas e ovelhas). O período experimental teve duração de 40 dias, sendo 25 dias destinados à adaptação dos animais e 15 dias para avaliações dos hábitos de pastejo dos mesmos.
       O sistema de pastejo escolhido foi o sistema de pastejo de lotação contínua, com taxa de lotação variável. Ou seja, os animais foram mantidos durante todo o período no mesmo piquete, variando-se a quantidade de cabeças em função da disponibilidade de forragem. Esse manejo foi adotado a fim de manter as alturas dos pastos em 30 cm. Durante os 15 dias de avaliações foram feitas três avaliações com duração de 12 horas cada, e durante a noite os animais eram mantidos em abrigos seguindo exemplos de manejo já adotados por produtores da região.
           Os pesquisadores concluíram que ovelhas e borregos passam maior parte do tempo em pastejo quando comparados a borregas. As ovelhas apresentaram menor taxa de bocado (quantidade de bocados em 1 minuto), evidenciando a maior capacidade de seleção dessa classe, além de que os resultados mostram que a restrição alimentar dos animais no período noturno deve ser associado a um manejo de suplementação.
   Com posse dessas informações disponibilizadas pelos pesquisadores, criadores podem adequar seus sistemas de produção a fim de conseguir um melhor aproveitamento das suas pastagens para os animais da espécie ovina, visto que conhecendo seus hábitos de pastejo, conhecimento dos horários de concentração de pastejo o produtor pode adequar seu sistema a fim de maximizar sua produtividade e propiciar um melhor bem-estar para os animais.

Artigo resenhado:
PARENTE, H. N.; ZANINE, A. M.; SANTOS, E. M.; JESUS, D. J.; OLIVEIRA, J. S. de. Comportamento ingestivo de ovinos em pastagem de tifton-85. Revista Ciência Agronômica, 38, 210-215, 2007.

Este artigo pode ser acessado na íntegra através do link:
http://www.ccarevista.ufc.br/seer/index.php/ccarevista/article/view/140





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa suas dúvidas e comentários!