segunda-feira, 30 de maio de 2016

Mercado do leite de cabra e seus derivados

Por Aline Gonçalves Silva

                    Nesta postagem apresentaremos o trabalho intitulado “Mercado do leite de cabra e seus derivados” realizado pelo médico veterinário Paulo Roberto Celles Cordeiro. O artigo teve como objetivo fornecer informações do panorama do país a respeito da produção e comercialização de produtos de origem caprina.
                 De acordo com o autor a produção de caprinos está ligada ao homem desde o início da civilização, sendo esta espécie animal de fundamental importância para suprir as necessidades da população fornecendo leite, carne e pele principalmente para regiões onde os recursos naturais (solo, água, forragem) estão pouco disponibilizados.
                A região Nordeste detém cerca de 92% do rebanho caprino brasileiro, e até 1988 no Brasil não havia nenhuma comercialização legalizada de leite caprino no Brasil, sendo a maioria da produção vendida de forma clandestina. Recentemente iniciou-se um sistema organizado de aquisição, industrialização e distribuição para auxiliar o produtor na produção e aumentar o interesse da população em consumir produtos de origem caprina.
                   O leite de cabra no Brasil vem aos poucos conquistando o mercado fornecendo inúmeros produtos tais como: leite na forma pasteurizada, congelada e em pó e também produtos lácteos industrializados dentre os mais frequentes estão os queijos (frescal, boursin, moleson, chevrotin, crotin e pirâmide), sorvetes dos mais variados sabores, cosméticos e iogurtes.
              Sabe-se que ainda a maioria da produção é destinada ao mercado clandestino, mas que alguns produtores através de associações vêm tentando reverter esta situação através de programas do governo que incentivem e melhorem a produção embora ainda o caminho seja longo e que um dos maiores entraves para a comercialização é o valor dos preços praticados na venda dos produtos.
              Por fim, o trabalho afirma que é importante lembrar que com o desenvolvimento do rebanho caprino leiteiro, haverá oportunidade de se explorar o mercado de subprodutos como carnes, peles, esterco, etc. diversificando a renda dos produtores.
Fonte: http://www.cpt.com.br/

Fonte: http://www.elo7.com.br/



Artigo resenhado:
CORDEIRO, P.R.C. Mercado do leite de cabra e de seus derivados. Revista do Conselho Federal de Medicina Veterinária, v. 12, n. 39, 2006.

O artigo pode ser acessado na íntegra através do link:
www.caprileite.com.br/conteudo/download/_MercadodeLeitedeCabraedeseusDerivadosPauloCordeiro_pdf_30082012_163841.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-b-ab


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa suas dúvidas e comentários!