terça-feira, 19 de abril de 2016

O uso do leite de cabras como um alimento funcional

                                                   
                                                                 Por Aline Gonçalves Silva 
                                                
         O trabalho intitulado “O uso do leite de cabras como um alimento funcional”, realizado pelo pesquisador da Embrapa Caprinos Marco Aurélio Delmontes Bomfim e apresentado no 4º Congresso Nordestino de Produção Animal, teve como objetivo fornecer informações a respeito das propriedades físico-químicas do leite e derivados lácteos de origem caprina.
         O autor afirma que os produtos lácteos caprinos têm sido reconhecidos como importante fonte para a nutrição devido à maior digestibilidade dos seus componentes como gordura e proteína, e que sua procura tem aumentado. O trabalho ressaltou que a demanda por leite caprino cresce em função de três aspectos: o primeiro aspecto está ligado ao fato de que os caprinos, mais que outros mamíferos, são fonte de carne e leite para a população rural fazendo com que a demanda aumente nestas regiões. O segundo aspecto é o maior interesse por produtos lácteos das populações de países em desenvolvimento, devido à sua maior renda. E o último aspecto está ligado à preocupação das pessoas com a saúde, e à crescente procura por alimentos nutritivos, saudáveis e funcionais.
            No Brasil a maior parcela do consumo de leite de cabra ainda está associada ao uso pediátrico devido a algum nível de intolerância, ou a indivíduos que necessitam de um leite especial. Por exemplo, uma pesquisa feita na região de Campina Grande, estado da Paraíba, mostrou que 70% das pessoas que consumiam o leite de cabra o faziam pelas características de hipoalergenicidade, enquanto 20% consumiam o leite e derivados pelo fato de apresentar maior valor nutritivo.
            Por fim, o artigo aponta que apesar do leite de cabra apresentar-se como um alimento de alto valor nutricional e com características de funcionalidade, as pessoas o consomem em sua maioria devido a algum nível de intolerância ou alergia ao leite da vaca, ou devido a alguma doença.
Assim, o autor sugere que as características de alto valor nutricional e funcionalidade sejam destacadas em iniciativas de publicidade. Ele ressalta que para o sucesso da cadeia produtiva não adianta somente o desenvolvimento de tecnologias ou de novos produtos. É necessário que haja divulgação, para que as pessoas tenham conhecimento das qualidades e oportunidades que o produto oferece, o que resulta em um alimento diferenciado para a sociedade e com valor agregado para o produtor.
Fonte: http://portuga-saude.blogs.sapo.pt/



Artigo resenhado:               

BOMFIM, M.A.D. O uso do leite de cabras como um alimento funcional. In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 4.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 10.; SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO ANIMAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 1., 2006, Petrolina. Anais... Petrolina: Sociedade Nordestina de Produção Animal; Embrapa Semi-Árido, 2006. 1

O artigo completo está disponível pelo link: http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/42740/1/AAC-O-uso-do-leite-de-cabra.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa suas dúvidas e comentários!