quarta-feira, 11 de maio de 2016

Perfil da ovinocultura de lã e carne do Rio Grande do Sul e seus desafios para o futuro

Por Luany Abadia Cavalcante de Sousa
Fonte: www.http://ndonline.com.br/ Fotos Rogério Souza Jr


O trabalho trazido nesta postagem para discussão é intitulado “Perfil da ovinocultura de lã e carne do Rio Grande do Sul e seus desafios para o futuro”. Ele foi realizado por Roberta Calvete e Luis Humberto Villwock e foi apresentado no XLV congresso da SOBER (Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural), “Conhecimentos para Agricultura do Futuro. O trabalho teve como objetivos: verificar como é o perfil do produtor ovino no estado, sua interação com as indústrias de beneficiamento da lã e de industrialização da carne, caracterizar o mercado e a comercialização do setor ovino no Rio Grande do Sul, avaliar as estratégias comerciais que estão sendo adotadas e descrever a forma de relacionamento entre produtores e os demais agentes desta cadeia produtiva.
           É uma pesquisa exploratória, que propõe uma compreensão do posicionamento do produtor a partir da visão dos principais agentes do setor de ovinocultura do Rio Grande do Sul (pecuaristas, técnicos da área, representantes de indústrias processadoras de carne e de lã e representantes do governo). Esse estudo teve duas etapas. A primeira foi uma pesquisa bibliográfica, com coleta de dados referentes à estrutura produtiva, situação geográfica e econômica, principais mudanças que vêm ocorrendo, tanto no aspecto de inovações tecnológicas, como na situação social, e de perspectivas futuras, junto ao setor de ovinocultura. Na segunda etapa foram realizadas entrevistas com os agentes representativos do setor.
Os autores concluíram que, mesmo a ovinocultura sendo uma atividade de forte tradição gaúcha, ela apresenta uma situação difícil no estado, pois há uma desorganização na cadeia produtiva, falta de mão de obra qualificada, e de envolvimento do produtor com a atividade ovina.
O aparecimento das fibras sintéticas e artificiais e a resistência do povo brasileiro a respeito da utilização da lã em todas as estações do ano, são considerados grandes empecilhos para o desenvolvimento dessa atividade no local.
Por fim, os autores indicam que a atividade de produção de ovinos deve deixar de ser restrita às áreas de produção do estado, e integrar-se com os demais segmentos. Recomendam também que deve haver mais estudos e pesquisas a respeito do tema, para que se tenha uma quantidade maior de informações sobre a cadeia produtiva.

Artigo resenhado:

CALVETE, R.; VILLWOCK, L.H. Perfil da ovinocultura de lã e carne do Rio Grande do Sul e seus desafios para o futuro. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 45, 2007. Anais... SOBER, Londrina, 2007

O artigo pode ser acessado na íntegra pelo link: www.sober.org.br/palestra/6/642.pdf





Fonte: www.cabraeovelha.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa suas dúvidas e comentários!