quarta-feira, 11 de maio de 2016

Sistema agroindustrial da caprinocultura leiteira no estado de Minas Gerais: um estudo multicasos

Por Luany Abadia Cavalcante de Sousa

 Nesta postagem apresentaremos o trabalho “Sistema agroindustrial da caprinocultura leiteira no estado de Minas Gerais: um estudo multicasos” realizado por Luany Abadia Cavalcante de Sousa, que foi tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Uberlândia. 

 O trabalho teve como finalidade caracterizar o sistema agroindustrial (SAG) da caprinocultura leiteira de Minas Gerais, e o mapear o mercado dos produtos desta atividade no estado. Os objetivos foram: i) identificar representantes dos segmentos de produção, beneficiamento e varejo de leite de cabra no referido estado, ii) caracterizar o fluxo de comercialização dos produtos lácteos de origem caprina, bem como de seus coprodutos, e iii) estudar o ambiente organizacional destes atores, identificando oportunidades e ameaças do ambiente externo e forças e fraquezas dos ambientes internos

 O estudo é uma pesquisa descritiva, de caráter principalmente exploratório e qualitativo, realizada por meio de estudo multicasos, ou seja, objetiva o conhecimento aprofundado de uma realidade limitada. A pesquisa foi conduzida em três etapas. A primeira consistiu na identificação, por pesquisa de campo, de um produtor, um beneficiador, e um varejista. Na segunda etapa foram elaborados e aplicados questionários a estas três empresas, para caracterizar o sistema agroindustrial do leite caprino, a comercialização do leite de cabra, seus derivados e coprodutos e o ambiente organizacional em que estão inseridas as empresas. Por fim, os dados foram analisados e discutidos, realizando-se uma análise de SWOT para destacar os pontos fortes e fracos do ambiente interno e as oportunidades e ameaças do ambiente externo. 
 Foram identificados fluxos de reprodutores, leite, cabritos para abate e carne. A quantidade restrita de laticínios e a inexistência de frigoríficos, e o desconhecimento e preconceito do consumidor em relação aos produtos foram apontados como as maiores ameaças para o SAG. Por outro lado, todos os segmentos apontaram que o mercado é favorável, e que os incentivos fiscais e legais adotados pelo governo estadual são realmente benéficos para a atividade. Para contornar as dificuldades, o segmento produtor investiu em eficiência técnica e verticalização, o beneficiador em aproximação com os fornecedores de leite e diversificação de produtos (leite bovino) e o varejista em capacitação da equipe para orientar os clientes sobre os produtos. Minas Gerais tende a exportar produtos primários como leite e cabritos para abate para outros estados e importar produtos processados com maior valor agregado, devido ao pequeno número de indústrias. O SAG da caprinocultura leiteira em Minas Gerais é pouco coordenado e são observados desperdícios devido ao não aproveitamento de produtos como peles e esterco. No entanto, o mercado é promissor para leite, carne e reprodutores caprinos.

Trabalho citado: 

SOUSA, L.A.C. de. Sistema agroindustrial da caprinocultura leiteira no estado de Minas Gerais: um estudo multicasos. Uberlândia, 2015. Monografia (graduação em Zootecnia) – Faculdade de Medicina Veterinária. Universidade Federal de Uberlândia.
Este trabalho ainda não foi publicado on line. Se quiser recebêlo, por favor mande um email para camilaraineri@ufu.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa suas dúvidas e comentários!