quinta-feira, 21 de abril de 2016

Palma Forrageira em substituição ao feno de capim-elefante

                                                                    Por Lorena Ysraela Oliveira Silva
Fonte: http://www.milkpoint.com.br/radar-tecnico/ovinos-e-caprinos/



Iremos discutir sobre o artigo cientifico de título "Palma Forrageira em substituição ao feno de capim-elefante: efeitos sobre consumo, digestibilidade e características de fermentação ruminal em ovinos". Que foi publicado na Revista Brasileira de Zootecnia, em 2007. O trabalho teve o objetivo de avaliar a substituição de feno de capim-elefante por palma forrageira na região semi-árida. Algumas regiões do país caracterizam-se como semi áridas, ocorrendo deficiências  hídricas severas e estiagens muito longas. Do ponto de vista da produção de forragens, tal situação pode comprometer a disponibilidade e a qualidade nutricional da maior parte das forrageiras. No entanto, existem algumas espécies de forragem que suportam bem a falta de água, longos períodos de estiagem e calor mais intenso, sem perder a qualidade nutricional. Este é o caso da palma forrageira.
O trabalho foi realizado em Recife, na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Foram utilizados cinco ovinos machos, não castrados e fistulados, e foram avaliados os efeitos da substituição do capim-elefante pela palma forrageira. Essa substituição foi gradual e foi realizado um período de adaptação dos animais à nova forrageira.
O resultado foi que, com o aumento da palma forrageira ofertada aos animais, por sua alta palatabilidade e seu alto teor de água na sua composição, os ovinos apresentaram uma grande aceitação da mudança de alimento. Através da fístula ruminal, foi observado que a palma forrageira é um alimento que possui uma alta taxa de digestão ruminal , altamente fermentável,  e seu consumo foi comparado ao dos concentrado por sua qualidade nutricional.
Os resultados obtidos no experimento demonstraram que a substituição de até 56% de palma forrageira em substuição ao feno de capim-elefante aumenta a ingestão de alimento e melhora o aproveitamento dos nutrientes em dietas para ovinos.
Fonte: http://www.milkpoint.com.br/radar-tecnico/ovinos-e-caprinos/

Artigo resenhado:

BISPO, S.V.; FERREIRA, M.A.; VÉRAS, A.S.C.; BATISTA, A.M.V.; PESSOA, R.A.S.; BLEUEL, M.P. Palma forrageira em substituição ao feno de capim-elefante. Efeito sobre
consumo, digestibilidade e características de fermentação ruminal em ovinos. Revista Brasileira de Zootecnia,v.36, n.6, p.1902-1909, 2007.


O artigo completo pode ser acessado pelo link: http://www.scielo.br/pdf/rbz/v36n6/a26v36n6.pdf 

2 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo. Excelente. Meu nome é Leonardo, sou CEO da Farmin (www.farmin.com.br). A Farmin é uma empresa de tecnologia focada no melhoramento econômico de ovinocaprinocultores. Gostaria de conversar contigo sobre a possibilidade de aproximar os dois blogs, a fim de apoiar a divulgação de ambos. Meu email é leonardo@farmin.com.br. Novamente, parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Leonardo, podemos sim conversar sobre divulgação. Entraremos em contato!

      Excluir

Deixa suas dúvidas e comentários!